A EMPRESA

A Casa Fidelis nasceu em 1966, a partir da firma individual Elísio Teixeira Campos, fundada pelo Sr. Elísio Fidelis, em 1956, que funcionava no antigo Larguinho, em Bom Despacho. O Sr. Elísio, muito otimista, contava que começou seu negócio com "menos 400 contos", valor que tomou emprestado do seu irmão mais velho.

  • Eram três funcionários no "Armazém do Elísio" e uma charrete para fazer entregas. Os principais produtos comercializados eram o querosene, a banha de porco produzida em fábricas locais, milho, arroz, feijão cultivados pelos agricultores da região. Após adquirir um caminhão, o Sr. Elísio começou a buscar arroz no Triângulo Mineiro e, daí para realizar vendas nas cidades vizinhas, foi um passo. Nascia assim o Atacado Fidelis.

    A empresa cresceu sustentada por muito trabalho e pela visão do seu fundador, logo auxiliado pelos filhos, os quais iniciou na arte do comércio. Primeiro vieram o João Bosco e o Lúcio. João Bosco mais identificado com a administração e o Lúcio com vendas. Posteriormente o Fábio assumiu as compras e o Elisinho, o varejo.

    A mudança mais significativa ocorreu em 1988 com a criação do primeiro comércio de autosserviço da cidade. A mercearia, que funcionava junto ao Atacado na Rua Faustino Teixeira, foi reestruturada com base no conceito de supermercado. O Atacado mudou-se para uma instalação mais adequada, no bairro Jardim América.

    Em 2001 foi inaugurada em Bom Despacho a primeira grande loja de varejo, com área de 2.700 m² e 18 check-outs, na Av. Dr. Roberto. Nesta loja os clientes já podiam encontrar produtos de padaria, açougue, hortifruti, mercearia, bazar, utilidades domésticas, higiene e limpeza, bebidas, brinquedos, além de uma moderna lanchonete, lojas de apoio, tudo isto aliado ao conforto, praticidade e amplo estacionamento.

    Com o propósito de facilitar a vida dos clientes, o Fidelis tem procurado chegar mais perto, tornar-se vizinho. Assim, em 2007, inaugurou uma loja no bairro São Vicente (Aeroporto II), com 5 check-outs, com o mesmo critério de qualidade que já se tornara sua marca.

    Em 2011 a lanchonete foi ampliada e criou-se o Fidelis Gourmet, espaço onde se privilegia uma alimentação saborosa e saudável, com rigorosa orientação em nutrição. São servidas, diariamente, 200 refeições, além de lanches, pizzas, caldos, macarrão na chapa, sucos. O acompanhamento nutricional estende-se a toda área de produção da padaria, açougue, frios, onde são confeccionadas delícias reconhecidas pela clientela.

  • Em 2014 inaugurou-se mais uma loja no bairro de Fátima, próxima ao SESC, com dois check-outs. Foi concluído em 2015 o mais recente investimento da Casa Fidelis: a construção da nova loja do centro da cidade, com área de 3.000m² e 20 check-outs, em local privilegiado para atender a região central e 10 bairros circunvizinhos.

    No bairro Jardim América está localizado o centro administrativo da Casa Fidelis, o CEAD, onde funcionam os departamentos contábil, RH, compras, jurídico, informática, manutenção, marketing.

    Em 2016 a Casa Fidelis completa 50 anos de profícua atividade e já começa a receber a 3ª geração dentro do negócio. Assim, o principal projeto é a reestruturação societária e a profissionalização da gestão. Vencidas estas etapas, o foco será a expansão para outras cidades do centro-oeste.

    A profissionalização gradativa da gestão é, na Casa Fidelis, uma inovação estrutural, assim como o aprimoramento prático e tecnológico de processos de entrada de mercadorias ,a gestão de perdas e rupturas e o inventário rotativo diário por loja.


    PERFIL CASA FIDELIS

    Loja Endereço da Loja Data de Inauguração Área de venda Check out Funcionários
    CEAD Av. Maria Guerra, 66 – Jd. América Ver Mapa 2013 500m² - 34
    Fidelis Dr Roberto Av. Dr. Roberto de Melo Queiroz, 2333 - Jd. América Ver Mapa 2001 2.700m² 18 145
    Fidelis Guarujá Av. Guarujá, 333 - São Vicente Ver Mapa 2007 800m² 5 28
    Fidelis Centro Praça Altino Teodoro, 21 - Centro Ver Mapa 1988 700m² 6 31
    Fidelis Jaraguá Av. Martinho Campos, 999 - N. Sª de Fátima Ver Mapa 2014 480m² 2 14
    Fidelis Gourmet Av. Dr. Roberto de Melo Queiroz, 2333 - Jd. América Ver Mapa 2011 280m² - 25
    Suporte Comercial Rua do Rosário, 790, Jardim América Ver Mapa 2011 1.200m² 6 20
    CD Rod. BR 262 KM 480 – Bom Despacho Ver Mapa 2010 6.000m² - 39
    Fidelis Centro Rua Dr. Manoel Alves Pereira, 277 - Centro Ver Mapa 2015 3.000m² 20 140


    Responsabilidade Social

    A Casa Fidelis estreita seus laços com a comunidade, apoiando projetos culturais, esportivos e assistenciais. É contribuidora efetiva com a ADSBD (Associação dos Doadores de Sangue), a ACCOM, a Comunidade Terapêutica São José, que acolhe dependentes químicos, a APAE, a ABAP, o Asilo São José, o Coral Voz e Vida, o Grupo de Teatro Fama e a Santa Casa, com a campanha do Troco Solidário, entre outros.


    Consciência Ambiental

    Além de sacolas biodegradáveis, o Fidelis fornece caixas de papelão reaproveitadas após a reposição de produtos, para embalagem de compras. Os materiais como plástico, papelão, alumínio são prensados e encaminhados para reciclagem em BH, chegando a 5 toneladas ao mês. As sobras orgânicas passam por uma triagem. O que é apropriado para consumo humano é selecionado por entidades que as recebem como doação. As não apropriadas são aproveitadas para alimentação de animais. O que resta, já em quantidade restrita, é embalado para recolhimento pela coleta municipal. Para evitar perdas, foi criado o "Programa de Prevenção de Perdas". Pneus usados são recolhidos no depósito municipal. Há coleta seletiva de pilhas que são encaminhadas à agência dos correios. Está em funcionamento um programa para utilização racional da água, evitando desperdícios. Papéis de relatórios são reutilizados para confecção de blocos para uso no escritório e nas lojas.